quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Se eu fosse você


A proposta é mudar a máxima "A minha liberdade termina quando começa a dos outros" para "A minha liberdade é garantida pela liberdade dos outros". A isso chamamos de alteridade, que, como nos lembra o filósofo lituano Emmanuel Lévina, é a necesidade de apreendermos o outro em sua plenitude, saber ir ao mundo do outro, saber conhecê-lo em relação às minhas verdades sem, contudo, impô-las. E, por meio dessa compreensão, reduzir a possibilidade de conflitos. Pois, "existo" a partir do outro e de sua visão. Em Se eu fosse você, Cláudio (Tony Ramos), publicitário, tem um casamento de longo tempo com Helena (Glória Pires), professora de música; já estão acostumados ao cotidiano, onde cada um guarda para si seus problemas e conflitos, até que em certo momento cada um ocupa o corpo do outro e, em conseqüência, seu mundo.


Dica: Lévinas - uma introdução de M. Costa (Vozes: 2000) e http://www.cebelonline.org/ (Centro Brasileiro de Estudos sobre o pensamento de Emmanuel Lévinas).


Revista Filosofia, Ciência & Vida, Ano I, nº 9

FICHA TÉCNICA
Se eu fosse você
Gênero Comédia Româtica
Direção Daniel Filho
Ano de Produção 2006 (Brasil)
Duração 108 min

Nenhum comentário: